Acessos

domingo, 11 de maio de 2014

A Origem dos terremotos no Chile, Japão e Califórnia.

A Origem dos terremotos no Chile, Japão e Califórnia.

Os paises mais propensos a estes tipos de acontecimentos são os paises localizados em zonas de choque de placas. As placas que ocorrem esses choques são:
A Placa Euro-Asiática e a placa do Pacífico se colidem causando terremotos assim como a placa indiana. Abalos Sísmicos ocorrem, em grande parte, nas bordas das placas tectônicas, por causa do choque ou afastamento entre elas. Quando esses tremores atingem o mar são conhecidos como Maremotos e em consequência disso desloca massas de água por causa do tremor, formando ondas gigantes que atingem o litoral.
A Placa Euro-Asiática e a placa do Pacífico se colidem causando terremotos assim como a placa indiana. Abalos Sísmicos ocorrem, em grande parte, nas bordas das placas tectônicas, por causa do choque ou afastamento entre elas. Quando esses tremores atingem o mar são conhecidos como Maremotos e em consequência disso desloca massas de água por causa do tremor, formam-se ondas gigantes que atingem o litoral.
Os fatos que originam esses tipos de abalos sísmicos são os mesmos que o vulcanismo (movimento das placas tectônicas). Esses abalos sísmicos acontecem no centro da crosta terrestre que acaba por se agitar no centro para superfície, podendo acarretar rachaduras na superfície, eles podem ir de 1 ponto até 9 na escala Richter.
Atualmente é muito questionado qual é limite na escala Richter então estão a considerando "escala aberta" de Richter, A escala Richter pode alcançar níveis acima de 9 pontos.
Agora voltando as placas tectônicas há diversos tipos de movimento, entre eles os divergentes (que se movem um contra outro se chocando) e os Transformante (na qual a mesma placa se movimentam em velocidades diferentes).
Orogênese que podem ter dois tipos de movimentos: divergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário